Livraria Cultura

2

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Doutor Jivago (Boris Pasternak)

  






"Existem pessoas com talento dizia Nikolai Nikolaievitch , mas estão isoladas. A moda agora é participar de círculos e sociedades de diversas naturezas, mas todo espírito de rebanho é refúgio para quem não tem talento, pouco importa se são leais a Soloviov, ou a Kant, ou a Marx. Somente os solitários procuram a verdade, e rompem com todos que não a amam suficientemente. Quantas coisas no mundo merecem lealdade? Muito poucas, realmente."






"(...) por que são tão preguiçosamente medíocres os patriotas de todos os povos?"




"Tudo na vida é armadilha e duplo sentido. Cada fio isolado é frágil, como a teia da aranha: se puxar, pronto, mas tente se livrar das redes e vai se enrolar ainda mais. O forte também é dominado pelo vil e fraco."







"Strelnikov, desde pequeno, almejava o cargo mais alto e mais iluminado. Considerava a vida uma grande arena onde as pessoas, obedecendo escrupulosamente às regras, competem para alcançar a perfeição. Quando compreendeu que as coisas não funcionavam assim, ele não se deu conta de que estava errado ao simplificar a ordem das coisas. Alimento a mágoa recolhida durante muito tempo e, com ela, a ambição de se tornar o árbitro entre a vida e as forças obscuras que a deturpam, de sair em sua defesa e vingar-se por ela. A decepção tornou-o áspero. A revolução deu-lhe armas."





"Somente em livros, os personagens dividem-se em dois campos e não se encontram. Mas, na vida real, tudo se entrelaça! Que insignificância incorrigível deve-se ter para cumprir somente um papel durante a vida, ocupar somente um lugar na sociedade, significar somente a mesma coisa!"















Mais frases & trechos selecionados pelos leitores: aqui!






















Esse livro virou filme e série: assista aos trailers:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...